segunda-feira, 2 de junho de 2014

Conheça a Coagrosol

A COAGROSOL Cooperativa dos Agropecuários Solidários de Itápolis foi fundada em 2.000 por famílias de agricultores de Itápolis-SP que buscavam formas mais dignas de sobrevivência cultivando frutas. Com esse objetivo profissionalizaram a cooperativa e buscaram mercados e parcerias especiais para produzir sucos de frutas para os consumidores mais exigentes.


O Caso da COAGROSOL


A certificação é fundamental para o pequeno produtor atingir o mercado europeu, onde o Comércio Justo está em pleno crescimento. "Nossas geléias também são orgânicas, mas o selo da FLO é visto por lá como outro diferencial, um valor agregado a mais", afirma o produtor, que investe cerca de R$ 6.700 por ano na manutenção da licença de uso do selo e faz questão de explicar que nem toda mercadoria Fairtrade é também orgânica - são certificações diferentes e um produto do Comércio Justo pode ou não ser orgânico.

A Coagrosol conta hoje com 120 membros, a cooperativa produz o suco de laranja em uma fábrica terceirizada e exporta diretamente, sem intermediários. Resultado: cada caixa com quase 41 quilos da fruta é vendida a US$ 6, até 71% a mais do que o valor médio de mercado, que vai de US$ 3,50 a US$ 4,50. "Passamos a acreditar novamente na atividade e a vislumbrar a possibilidade de diversificar. Hoje, produzimos também manga, goiaba e limão, além de legumes. Todos com a certificação Fairtrade", declara Reginaldo Vicentim, gerente de negócios da Coagrosol.

Em Itápolis, a população já foi beneficiada com oito projetos sociais - como duas escolas de informática, formação técnica para filhos de apanhadores de frutas e elaboração de multimistura para combate à desnutrição infantil em parceria com a Cruz Vermelha. A cidade também foi beneficiada com um projeto ambiental, de compostagem de lixo orgânico, transformado em adubo para as propriedades rurais. Tudo isso é resultado do tal bônus, de R$ 175 para cada tonelada de suco de laranja exportado.

Os planos da Coagrosol para o futuro são ambiciosos: "Temos projeto para lançar a marca própria da cooperativa e oferecer produtos industrializados direto ao consumidor final. Também queremos entrar no mercado interno ainda em 2008", afirma Vicentim, que se mostra satisfeito com o faturamento de R$ 7 milhões e o prêmio de aproximadamente R$ 175.000 registrados pela COAGROSOL em 2006.

"Com tantas matérias-primas, o Brasil tem potencial enorme para o Comércio Justo e será o primeiro país produtor a lançar mercadorias com o selo internacional também para consumo interno", diretora do Fairtrade Brasil, braço da FLO no país. Com sede na Alemanha e escritório em 21 países, a FLO desembarcou por aqui há dois anos, justamente por identificar a possibilidade de aumentar a oferta de produtos para exportação e de desenvolver o mercado consumidor brasileiro.
Fonte: COAGROSOL

Hoje o FairTrade é uma realidade no Brasil Graças a Cidade de Poços de Caldas

As expectativas dos agricultores de Itápolis e de tantas outras cooperativas do Brasil se realizou através de esforços de organizações que promovem o consumo de produtos com o selo FairTrade na Cidade de Poços de Caldas-MG, a cidade certificou em 2012 como a primeira cidade de comércio justo e com isso vem promovendo o consumo de produtos da agricultura familiar em cafeterias, supermercados e diversas lojas e escritórios da cidade.

Hoje Poços de Caldas se orgulha de ter o suco da Direto da Fruta da COAGROSOL disponível em uma gondola exclusiva com produtos Fair Trade no supermercado San Michel.

"Agora todos os poçoscaldenses têm a oportunidade de fazer parte dessa história de sucesso da COAGROSOL e promover o desenvolvimento da agricultura familiar do país." Desta Ulisses Ferreira de Oliveira coordenador da campanha Poços de Caldas Cidade de Comércio Justo

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