Artigo escrito para a Revista Espresso edição 43 de março-abril e maio de 2014
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Comércio Justo (Fair Trade) é um
movimento que busca combater a pobreza através do apoio à agricultura familiar.
Criado há 25 anos por um grupo de voluntários, o movimento dá a consumidores do
mundo inteiro o poder da escolha, entre um produto sustentável e um produto que
pode agravar ainda mais o quadro de degradação socioambiental dos países em
desenvolvimento.
Hoje o movimento encampa mais de
27.000 itens de produtos, como café, bola de futebol, chocolates, chá, vinhos,
entre outros.

No ano de 2013 mais de 1,3
milhões de agricultores familiares e trabalhadores rurais beneficiados
diretamente pelo Fair Trade, em mais de 70 países.
Em 2000 nasceu uma nova forma de
apoio a esse movimento, foi em Garstang, pequena cidade ao norte da Inglaterra,
Bruce Crowther reuniu um grupo de voluntários (sua mulher e a babá de seu
filho) e criou a primeira Cidade de Comércio justo (Fair Trade Town).
O objetivo de uma Fair Trade Town
é contribuir com o movimento de comércio justo no combate a pobreza, devendo para
isso atingir 06 metas, sendo:
- Ter um comitê gestor;
- Ter lojas comercializando os produtos de comércio
justo;
- Ter bares, cafeterias e restaurantes servindo
produtos de comércio justo;
- Grandes empresas consumindo internamente produtos
de comércio justo;
- Difundir o conceito nas escolas,
- Realizar ações na mídia local mantendo a população
informada sobre o Fair Trade.

O movimento de Fair Trade Town
vem crescendo a cada ano e em 2013 mais de 1300 cidades de 20 países cumpriram
as metas e são consideradas cidades de comércio justo, entre elas Poços de
Caldas, que é a primeira em um país em desenvolvimento que além de produzir
produtos com o selo, também incentiva o consumo.
Declarada uma Fair Trade Town em
2012, Poços de Caldas realiza diversas ações como feiras e palestras, atualmente
mais de 120 estabelecimentos aderiram à campanha, estudantes contribuem como
voluntários e uma grande rede de supermercados pretende criar quiosques com
produtos Fair Trade em suas 05 lojas.

O desafio é ver esse exemplo
replicado em todo o país e que cada vez mais consumidores tenham o poder de
fazer uma compra consciente.
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